24 de fev. de 2014

Novelas e a moda

Olá pessoal, esse blog não é muito noveleiro rsrsrs mas ultimamente tenho vontade de postar algo a respeito de novelas. Não, não vou contar os próximos capítulos, mas sim comentar sobre a influência desse tipo de programa na moda.

Giovanna Antonelli em "Salve Jorge" -  fonte: pigmentof.com. Nunca se viu tanta pantalona e camisas com animal print nas lojas.
Moda é algo que surge, começa a ser usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, declina e termina. Nada impede que a moda de hoje volte daqui a alguns anos. Por isso a moda mostrada nas novelas nada mais é do que... moda. Algo passageiro que vai durar apenas a quantidade de capítulos. Isso não quer dizer que sua importância seja pequena, muito pelo contrário. Uma novela marcante causa a adoção de vários comportamentos na sociedade e a busca por acessórios ou detalhes específicos: é a cor do esmalte da protagonista, a cor do batom de outra atriz, um corte e tintura de cabelo, uma frase engraçada de um personagem. Revistas de moda aproveitam o período e chamam a protagonista para ser a capa, mostram o visual mais pedido, os detalhes de figurino de cada personagem. Abaixo algumas novelas que causaram em usos, costumes e.. moda!

Dancing Days - exibida entre 1978 e 1979. Essa novela virou até tema de reportagem em revista americana (Newsweek), destacando a influência que exerceu nos telespectadores. Com várias cenas em discotecas, a febre mesmo foi o uso de meias coloridas de lurex com salto alto. Músicas da década de 70 faziam sucesso na trilha sonora (e dá-lhe muitos discos vendidos - pois é, não havia CD, DVD...).

Fonte: nandies.wordpress.com
Roque Santeiro - exibida entre 1985 e 1986. Não me lembro de uma novela tão assistida e comentada. A média de audiência era de 74 pontos, batendo em 100 pontos de pico e média de 95 pontos no último capítulo. E quem não se divertia com a viúva Porcina ? A maquiagem exagerada vendia batons de cores marcantes, as pulseiras e os balagandãs que ela usava se multiplicavam nas lojas de comércio popular.

Fonte: reginaduartenamoradinhadobasil.blogspot.com
O Clone - invasão de música árabe, roupas inspiradas na personagem Jade, kajal nos olhos e muito muito ouro, além da frase "Não é brinquedo não" da personagem Dona Jura. Acho que foi a novela mais influenciável de Glória Perez até hoje. Exibida entre 2001 e 2002, contava com um tema polêmico na época - a clonagem - e era uma delícia assistir e torcer pelo amor sofrido de Jade e Lucas.

Fonte: dpff.wordpress.com
Avenida Brasil - outra novela marcante, exibida em 2012. Aqui vamos destacar a moda de Carminha, na sua fase mulher rica. Tons pastéis ( e lindos) e bijoux que sumiam das lojas populares, a personagem de Adriana Esteves marcou pela elegância da fase ricaça (pelo menos do visual !).

Fonte: guiaastral.uol.com.br
E a próxima moda de novela, qual será ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...